Atividade de Geografia (3º Ano E.M)


ROTEIRO DE ESTUDOS
Professor: RAMON BIONDO
Disciplina: GEOGRAFIA
Séries (turmas): 3º ANO- A; B
Período: Semana de     11 /  05   a   22  /   05   /2020. - 1º Bimestre      AULA:2


Regionalização do espaço mundial 


Etapas da aula:
ATIVIDADE I

2.     Após a leitura do texto, responda as seguintes questões:
2.1. Para qual finalidade utilizamos a expressão países desenvolvidos e países subdesenvolvidos?
2.2. Quais os países em desenvolvimento? E quais critérios são verificados para tal nomenclatura?

ATIVIDADE II - PESQUISA


O Brasil apresentou um crescimento do PIB mais rápido do que a média mundial na maior parte do século XX. Entre 1950 e 1980 o PIB brasileiro cresceu 7,1% ao ano, quase o dobro do ritmo do PIB global. Mas a realidade mudou nas últimas quatro décadas e o Brasil passou a crescer menos do que a média mundial.
O gráfico acima mostra que a velocidade do crescimento do PIB brasileiro foi menor do que a velocidade do incremento global nos últimos 40 anos, sendo duas décadas perdidas. Entre 1981 e 1990, enquanto o PIB mundial cresceu 38,4%, o PIB brasileiro cresceu apenas 16,6% na década, ou 1,55% ao ano. Mas como a população cresceu 19,2% na década (1,77% aa), houve decréscimo da renda per capita. Por isto se diz que foi uma década perdida, pois o brasileiro médio ficou mais pobre no período.
Entre 1991 e 2000, o PIB mundial acumulou um crescimento de 37,6%, contra 29,3% do Brasil. O crescimento médio anual foi de 3,24% no mundo e de 2,6% no Brasil. Ou seja, os anos de 1990 foram de maior crescimento do que a década anterior no Brasil, mas também em ritmo abaixo do desempenho da economia global. A primeira década do atual século foi mais dinâmica do que as duas últimas do século passado, tendo um crescimento total de 46,7% no mundo (3,9% aa) e 43,5% no Brasil (3,7% aa). O superciclo das commodities impulsionou o crescimento na maioria dos países.
A atual década (2011-20), com base nos dados das projeções do FMI, deve apresentar um crescimento global de 43,7% (3,7% aa) e de somente 10,6% no Brasil (1% aa). Como a população brasileira deve crescer 7,5% (0,7% aa), o crescimento da renda per capita foi mínimo, caracterizando uma situação de estagnação e uma segunda década perdida. A década de 1981-90 foi a pior em termos de renda per capita e a década de 2011-20 será a pior em crescimento do PIB.
Evidentemente, não se pode esperar que o Brasil cresça mais do que a China e a Índia, que são os dois motores da economia internacional. Mas o gráfico abaixo mostra que, na atual década, o Brasil está tendo um desempenho pior do que os países em desenvolvido, mas também pior do que os países desenvolvidos. Enquanto a Ásia emergente deve crescer 93% na década e a África Subsaariana deve crescer 45,7%, o Brasil crescerá somente 10,6%, um ritmo menor do que o apresentado pelos Estados Unidos (24,5%) e a União Europeia (18,5%). Este baixo crescimento do Brasil não pode ser atribuído há uma suposta crise internacional, mas aos problemas criados internamente. Como já mostrei em outros artigos, a média do período 2011-18 (governos Dilma e Temer) foi o pior octênio do período republicano brasileiro.

1.    Após a leitura do texto faça uma pesquisa em forma de um artigo acadêmico, referente ao IDH, destacando os seguintes aspectos:
§  O que o IDH avalia?
§  Qual sua relevância para um país?
§  Quais os principais que serve para nortear e separar os países desenvolvidos dos em desenvolvimento

Obs. O artigo acadêmico deve seguir o modelo abaixo apresentado devendo conter no máximo 5 páginas incluindo resumo e referências bibliográficas 


Tema: APENAS O ASSUNTO DA PESQUISA
                                                                     (Nome do aluno número e série)
                                                          (Nome do professor e disciplina)






Resumo







Introdução








Conteúdo da pesquisa






Referências Bibliográficas.


Devolutiva da aula:
Ø A atividade deve ser entregue até o dia 25/05/2020.
Ø Para a ATIVIDADE 1: Deve ser elaborada em documento Word com fonte TIMES NEW ROMAN ’12.
Ø COMO ENTREGAR A ATIVIDADE:
Ø DEVE SER ANEXADA AO SEU EMAIL. E ENVIADO PARA O CORREIO ELETRÔNICO:  rbiondo@professor.educacao.sp.gov.br
Ø NO EMAIL O ASSUNTO DEVE CONSTAR NOME COMPLETO DO ALUNO SÉRIE E ESCOLA
Ø DÚVIDAS E INFORMAÇÕES  SOBRE O TRABALHO ENTRE EM CONTATO DE SEGUNDA A SEXTA  E EM HORÁRIO COMERCIAL PELO WHATSAPP: (11) 932892667 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matemática - 6° ano A, B, C e D - Sistema egípcio de numeração

Arte - 6º ano D - Música

Arte - 6 ano D - Paisagem Sonora

3ª Série - Língua Portuguesa e literatura- Professora: Rosângela (Rosinha)

Artes 9º ano A, B, C, D e E: Resumo das atividades do 3ºbimestre - Profª Samia

9º A, B, C, D e E - Resumo de 4ºbimestre - Artes

7º A e B - Resumo 4º bimestre - Artes

6º ano A, B e C - Resumo de atividades do 4º bimestre - Artes

Simulados 4° Bimestre 2021