Matemática - 6° ano A, B, C e D - Sistema egípcio de numeração


Prof° Eliza  Matemática     6°ano A, B, C e D  semana 27-04 a 30-04
Sistema Egípcios
O sistema de numeração proposto pelos Egípcios é bastante interessante e baseia-se em agrupamentos. Professor, a medida que for explicando, permita que os alunos se manifestem, apresentando as observações que anotaram da atividade 1.
Neste sistema, os números são representados por símbolos especiais para 1, 10, 100, 1000 e de uma forma aditiva: 1 era representado por uma marca que se parecia com um bastão |; 2 era representado por duas marcas ||; E assim por diante...

Quando chegavam a 10, eles trocavam as marcas por um "U invertido" e assim continuavam até o 19.
Depois, o 20 era representado por dois "U invertido". O 30 por três e assim sucessivamente.
Para registar 100, em vez de utilizar o "U invertido", trocaram este agrupamento por um novo símbolo, que parecia um pedaço de corda enrolada. Juntando vários símbolos de cem, escreviam o 200, 300, ..., 900. Dez marcas de 100 foram substituídas por um novo símbolo, a figura da flor de lótus. E, trocando cada dez marcas iguais por uma nova, eles escreveram todos os números de que necessitavam.

Atividade
1) Escrever os seguintes números a partir dos sistema de numeração egipcio.
-  23
-  4562
- 103562
2) Responda:


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