Matemática - 6° ano A, B, C e D - Sistema egípcio de numeração
Prof° Eliza Matemática 6°ano A, B, C e D semana 27-04 a 30-04
Sistema
Egípcios
O sistema
de numeração proposto pelos Egípcios é bastante interessante e baseia-se em
agrupamentos. Professor, a medida que for explicando, permita que os alunos se
manifestem, apresentando as observações que anotaram da atividade 1.
Neste
sistema, os números são representados por símbolos especiais para 1, 10, 100,
1000 e de uma forma aditiva: 1 era representado por uma marca que se parecia
com um bastão |; 2 era representado por duas marcas ||; E assim
por diante...
Quando
chegavam a 10, eles trocavam as marcas por um "U invertido" e assim
continuavam até o 19.
Depois, o
20 era representado por dois "U invertido". O 30 por três e assim
sucessivamente.
Para
registar 100, em vez de utilizar o "U invertido", trocaram este
agrupamento por um novo símbolo, que parecia um pedaço de corda enrolada.
Juntando vários símbolos de cem, escreviam o 200, 300, ..., 900. Dez marcas de
100 foram substituídas por um novo símbolo, a figura da flor de lótus. E,
trocando cada dez marcas iguais por uma nova, eles escreveram todos os números
de que necessitavam.
Atividade
1) Escrever os seguintes números a partir dos sistema de numeração egipcio.
- 23
- 4562
- 103562
2)
Responda:
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por participar deste canal de comunicação, em breve entraremos em contato!