1- Língua Portuguesa, 1º Ano Ens. Médio(A,B,C), Aldamara


FUNCIONAMENTO DA LÍNGUA
Construção da textualidade
Catar feijão

Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
[...]
João Cabral de Melo Neto
Tecendo a Manhã

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
[...]
João Cabral de Melo Neto
 As construções poéticas acima  retratam a metáfora da “arquitetura” textual, pois tal procedimento perfaz-se de habilidades específicas que  tornam a construção de um texto  ( a textualidade ) bastante complexa.
Construindo a textualidade
Escrever é um ato social, pois somos seres sociais. Ao escrevermos, escrevemos para um interlocutor, porque temos um objetivo, um fim, um propósito. E para que se estabeleça a comunicação é necessário  que o interlocutor nos compreenda efetivamente.
Ao escrever, seria adequado refletir sobre alguns pontos:
·        Fui claro, preciso na minha intenção?
·        Expressei-me de forma adequada; selecionei as palavras com critério para atingir meus objetivos?
·        Utilizei minha linguagem de forma simples, clara; óbvio, sem uso da linguagem coloquial?
Fatores de textualidade
A verdadeira textualidade ocorre  quando o texto está claro, preciso, objetivo para quem o lê; ou seja, as ideias estão ordenadas, articuladas, parágrafos bem construídos e ordenados. Nesse sentido podemos afirmar que o texto possui coesão, que se evidente, podemos também afirmar que  está coerente.
A articulação textual pode se dar tanto no nível das frases, quanto no nível do próprio texto, por meio dos articuladores lógicos do texto e dos próprios conectivos.
E como isso  ocorre?
Articulação textual no nível das frases
Ocorre mediante o uso de pronomes, que fazem referência a elemento citados; bem como das conjunções, que estabelecem diferentes relações entre as orações, que podem ser de causalidade, temporalidade, oposição, consequência, condição, conclusão e outros.
Articulação textual  no nível do texto
Ocorre quando se estabelece  relação entre as partes maiores do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Como exemplo de elementos coesivos  que estabelecem essa relação observa-se algumas  seguintes expressões “dessa forma”, “por outro lado”, “por exemplo”; sequências numéricas, tais como “primeiro”, “segundo”, “primeiramente”, “em segundo plano”, entre outras; conjunções de oposição, como, por exemplo, “não obstante”, “apesar de”, ente outras.
E o que é a coerência textual?
A coerência é a relação que se estabelece entre fatos ou ideias, criando nexo, conexão na construção dos sentidos do texto e à articulação das ideias. E essa coerência dependerá dos níveis de interação  entre o leitor, o autor e o próprio texto. E justamente por isso, um texto pode apresentar diversas interpretações.
A utilização de conectivos (elementos de coesão )  adequados colaboram na construção de um texto coerente, um texto com coesão textual.
              Portanto a  coerência é o sentido que o  texto produz .  A interpretabilidade de um texto coerente cabe ao leitor que deve ter um conhecimento mínimo do tema e a  responsabilidade da construção de um texto coerente cabe ao autor.
Princípios da coerência textual
1-Princípios da não contradição:
As ideias lógicas ou situações do texto não podem em nenhum momento se contradizerem.
2-Princípios da não tautologia:
É a repetição de ideias com palavras diferentes ao longo do texto, não permitindo o desenvolvimento do texto.
3- Princípio da relevância:
As ideias devem dialogar entre si. Ideias fragmentadas tornam as ideias incoerentes.

Vídeos:
Elementos de coesão utilizados na defesa de um argumento.

Operadores argumentativos parte 1 https://youtu.be/I2_Zrz9WRU0
Operadores argumentativos parte 2 https://youtu.be/areqYxRwz2A
Operadores argumentativos parte 3 https://youtu.be/l6Ksxsaq7Ag
  

COESÃO TEXTUAL:
A coesão textual é  fundamental para  a apresentação clara das ideias na produção de um texto , e para se alcançar isso as frases devem estar bem articuladas. Essa articulação chama-se coesão textual, a qual é explicitada por meio de elementos conectivos, normalmente conjunções, advérbios e pronomes que produzem um encaminhamento lógico do texto, mantendo seu eixo temático.
ATIVIDADE 01

            Pesquisa:
Faça uma pesquisa sobre os elementos de coesão textual  e faça uma tabela com esses elementos.

Apresentação:

Nome da escola
Nome do aluno

Tema:
Elementos de Coesão textual

Cidade/ Estado
Mês/ Ano

1ª página
Elementos de Coesão textual

Fazer em folha de almaço e manuscrito





2ª página
Conclusão Pessoal

Referência Bibliográfica






Penúltima página



Comentários

  1. Professora mas n tenho folha de almaço e está tudo fechado n tem como comprar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por participar deste canal de comunicação, em breve entraremos em contato!

Postagens mais visitadas deste blog

Matemática - 6° ano A, B, C e D - Sistema egípcio de numeração

Arte - 6º ano D - Música

Arte - 6 ano D - Paisagem Sonora

Artes 9º ano A, B, C, D e E: Resumo das atividades do 3ºbimestre - Profª Samia

9º A, B, C, D e E - Resumo de 4ºbimestre - Artes

7º A e B - Resumo 4º bimestre - Artes

Simulados 4° Bimestre 2021

3ª Série - Língua Portuguesa e literatura- Professora: Rosângela (Rosinha)