Artes - 6ªA, B e C - Profª Samia

Bom dia 6º ano! A atividade dessa semana foi feita a partir da aula no CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=kSbmVlf3yCI e do Caderno do aluno do 2º bimestre.

Ver Atividade 3 - Ação expressiva I:

Os fatores do movimento abrangem as atitudes corporais na experiência do movimento, e são divididos em 4 fatores, sendo eles: espaço, tempo, peso e fluência.

Espaço
O espaço é onde se realiza o movimento. O movimento pode ser realizado para frente, para trás, para o lado ou diagonais; nos níveis, ou planos alto, médio e baixo, se deslocando ou não. Espaço também remete a idealizar movimentos em diversos lugares (cozinha, rua, academia, clube, escola e etc.).

Tempo
Tempo, remete a demora que se realiza o movimento, de acordo com uma designação rítmica, o movimento pode ser rápido, lento ou moderado. Tempo também pode remeter à época, momento histórico específico (século, década ou ano). Equivale a dizer quando o movimento se realiza.

Peso
Peso é a intensidade que se atribui ao movimento (forte, fraco, leve ou pesado). A gravidade exerce força sobre os corpos e por meio do treinamento, pode-se atingir um controle sobre o corpo, a ponto de cair e levantar-se parecendo que o corpo está alheio a gravidade. Equivale a dizer que uma pessoa se movimenta rítmica e expressivamente tão pesada como um elefante ou tão leve como uma folha; tão forte como um soco aplicado no rosto do adversário em uma luta, de forma raivosa ou tão fraco como um doente.

Fluência
Fluência dá a ideia de movimento que tenha continuidade ou, inversamente, a falta de fluência corresponde à interrupção do movimento. Um movimento contínuo corresponde ao movimento que termina no próximo, emendado, começando o outro de modo quase imperceptível (fluido, contínuo, ligado) ou, inversamente, antes mesmo dele terminar há um corte e se percebe outro (movimento interrompido). A fluência pode ser desembaraçada, livre de um lado ou embaraçada, controlada de outro. É bom compararmos o movimento fluido contínuo como as águas do mar que vem e que voltam sem interrupção e o movimento interrompido como a respiração humana que está contínua, mas ao levar um susto normalmente por um momento se interrompe e é seguida por uma respiração mais acelerada, houve uma interrupção da continuidade fluida da respiração.

Assista o vídeo da Dança - Xaxado: https://www.youtube.com/watch?v=O8PxJpYPPSU

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre os elementos da dança, anote no caderno quais são os que fazem parte das coreografias que você viu no vídeo. Se conseguir, fotografe e mande no email samiacristina@professor.educacao.sp.gov.br

Abraços!
Profª Samia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matemática - 6° ano A, B, C e D - Sistema egípcio de numeração

Arte - 6º ano D - Música

Arte - 6 ano D - Paisagem Sonora

Artes 9º ano A, B, C, D e E: Resumo das atividades do 3ºbimestre - Profª Samia

9º A, B, C, D e E - Resumo de 4ºbimestre - Artes

7º A e B - Resumo 4º bimestre - Artes

Simulados 4° Bimestre 2021

3ª Série - Língua Portuguesa e literatura- Professora: Rosângela (Rosinha)