ATIVIDADES PARA ÀS 3ªs SÉRIES A,B - SEMANA DE 8 À 12.
E E DUÍLIO MAZIERO
Nome do Aluno: Turma:
3ª Série A, B
H11 – Inferir propostas
subentendidas do autor para a resolução de determinado problema, com base na
compreensão global do texto.
H41 – Comparar e confrontar pontos de vista
diferentes relacionados ao texto literário, no que diz respeito a histórias de
leitura; deslegitimarão ou legitimação popular ou acadêmica; condições de
produção circulação e recepção; agentes no campo específico (autores,
financiadores, editores, críticos e leitores).
1)- Observe a imagem¹ a seguir:
a. O que você vê na foto? Descreva com
detalhes.
b. Essa fotografia joga com o sentido literal
(denotativo), como se discutiu anteriormente, e figurado (conotativo). Que
expressão, carregada de uma mensagem simbólica, os fotógrafos tentaram
reproduzir na imagem?
c. O que significa tal expressão?
d. Você costuma usar alguma expressão
idiomática no seu dia a dia? Se sim, compartilhe. Se não, indique aquela que é
mais usada pelos seus colegas. Não se esqueça de apresentar o significado!
Como foi possível observar nesta atividade, há
combinações de palavras, aparentemente, sem nexo semântico (lógica de sentido),
mas cheias de significados, como escreve João Anzanello Carrascoza na crônica:
Qual a graça?
“Engraçada a nossa língua. Ela tem cada coisa que a
gente não entende se levar muito a sério. Por exemplo, o pé do ouvido. Não é um
ouvido que tem pé, põe sapato e sai por aí correndo atrás de conversa fiada.
Não é um pé que joga bola, faz gol e tem bolha às vezes. É outra coisa muito
diferente [...].
Isso ocorre, porque a língua portuguesa dispõe de
inúmeros recursos que tornam a comunicação mais rica e expressiva.
2) Em seguida, registre as suas primeiras impressões, fazendo as
questões abaixo:
a. Esse Poema do Futuro Cidadão trata de quê? Descreva.
b. O eu lírico usa expressões que ganham um sentido diferente do
usual, tais como “amor para dar às mãos-cheias”. Como ela pode ser interpretada
no contexto do poema?
c. Releia os seguintes versos:
“Não nasci apenas eu nem tu nem
outro... mas irmão. Mas tenho amor para dar às mãos-cheias.” Responda: O que sugere o uso do conectivo mas?
a. Quem é o narrador do
texto? Ele usa primeira ou terceira pessoa? Dê exemplos retirando pequenos
trechos do texto.
b. Qual o assunto deste trecho? Façam um pequeno resumo, usando
cerca de três linhas.
c. Quais dados, sobre a pessoa narrada, podemos extrair do texto?
d. Qual aspecto do relato lhe chamou mais atenção? Por quê?
e. Neste trecho, além de
aspectos graves da sua vida, como a luta contra a fome, a autora começa a
relatar a sua batalha com as editoras para poder publicar os seus diários.
Pensando nas condições de produção de um livro, quais são os fatores
necessários para a publicação de uma obra literária?
Comece a esboçar a sua
autobiografia. Siga esta estrutura básica para esboçar o seu texto:
1. Título: dê um título criativo ao seu texto (melhor pensar
depois que terminar o texto todo); 2. Iniciando: apresentação da pessoa
de quem se fala (pode ser em primeira ou terceira pessoa);
3. Desenvolvendo:
apresentação cronológica de partes importantes da sua vida; Fatos que
aconteceram em casa, na escola, com amigos (as), atividades de que participo,
coisas de que eu mais gosto/não gosto de fazer, comer, assistir, ouvir, coisas
que não vivo sem etc.
4. Fechando: Termine o relato com uma reflexão, suas metas e
sonhos.
Orientações: Texto de 15 a 20 linhas; Pode-se usar a linguagem formal ou
informal; Lembre-se que o público-alvo, os leitores, são alunos e o/a
professor(a).
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por participar deste canal de comunicação, em breve entraremos em contato!