ATIVIDADES PARA ÀS 3ªs SÉRIES A,B - SEMANA DE 8 À 12.


E E DUÍLIO MAZIERO
Nome do Aluno:                                                                                               Turma: 3ª Série A, B
H11 – Inferir propostas subentendidas do autor para a resolução de determinado problema, com base na compreensão global do texto.
 H41 – Comparar e confrontar pontos de vista diferentes relacionados ao texto literário, no que diz respeito a histórias de leitura; deslegitimarão ou legitimação popular ou acadêmica; condições de produção circulação e recepção; agentes no campo específico (autores, financiadores, editores, críticos e leitores).
1)- Observe a imagem¹ a seguir:

a. O que você vê na foto? Descreva com detalhes.
b. Essa fotografia joga com o sentido literal (denotativo), como se discutiu anteriormente, e figurado (conotativo). Que expressão, carregada de uma mensagem simbólica, os fotógrafos tentaram reproduzir na imagem?
c. O que significa tal expressão?
d. Você costuma usar alguma expressão idiomática no seu dia a dia? Se sim, compartilhe. Se não, indique aquela que é mais usada pelos seus colegas. Não se esqueça de apresentar o significado!
Como foi possível observar nesta atividade, há combinações de palavras, aparentemente, sem nexo semântico (lógica de sentido), mas cheias de significados, como escreve João Anzanello Carrascoza na crônica:
Qual a graça?
“Engraçada a nossa língua. Ela tem cada coisa que a gente não entende se levar muito a sério. Por exemplo, o pé do ouvido. Não é um ouvido que tem pé, põe sapato e sai por aí correndo atrás de conversa fiada. Não é um pé que joga bola, faz gol e tem bolha às vezes. É outra coisa muito diferente [...].
Isso ocorre, porque a língua portuguesa dispõe de inúmeros recursos que tornam a comunicação mais rica e expressiva.

2) Em seguida, registre as suas primeiras impressões, fazendo as questões abaixo:
a. Esse Poema do Futuro Cidadão trata de quê? Descreva.
b. O eu lírico usa expressões que ganham um sentido diferente do usual, tais como “amor para dar às mãos-cheias”. Como ela pode ser interpretada no contexto do poema?
c. Releia os seguintes versos:
 “Não nasci apenas eu nem tu nem outro... mas irmão. Mas tenho amor para dar às mãos-cheias.”  Responda: O que sugere o uso do conectivo mas?


No exemplo acima, primeiro capítulo do livro/diário da escritora Carolina Maria de Jesus, notam-se alguns elementos importantes do discurso autobiográfico. Reponda:
a.  Quem é o narrador do texto? Ele usa primeira ou terceira pessoa? Dê exemplos retirando pequenos trechos do texto.
b. Qual o assunto deste trecho? Façam um pequeno resumo, usando cerca de três linhas.
c. Quais dados, sobre a pessoa narrada, podemos extrair do texto?
d. Qual aspecto do relato lhe chamou mais atenção? Por quê?
e.  Neste trecho, além de aspectos graves da sua vida, como a luta contra a fome, a autora começa a relatar a sua batalha com as editoras para poder publicar os seus diários. Pensando nas condições de produção de um livro, quais são os fatores necessários para a publicação de uma obra literária?

Comece a esboçar a sua autobiografia. Siga esta estrutura básica para esboçar o seu texto:
1. Título: dê um título criativo ao seu texto (melhor pensar depois que terminar o texto todo); 2. Iniciando: apresentação da pessoa de quem se fala (pode ser em primeira ou terceira pessoa);
3.  Desenvolvendo: apresentação cronológica de partes importantes da sua vida; Fatos que aconteceram em casa, na escola, com amigos (as), atividades de que participo, coisas de que eu mais gosto/não gosto de fazer, comer, assistir, ouvir, coisas que não vivo sem etc.
4. Fechando: Termine o relato com uma reflexão, suas metas e sonhos.
Orientações: Texto de 15 a 20 linhas; Pode-se usar a linguagem formal ou informal; Lembre-se que o público-alvo, os leitores, são alunos e o/a professor(a).
  EMAIL: rbarbosacosta@prof.educacao.sp.gov.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matemática - 6° ano A, B, C e D - Sistema egípcio de numeração

Arte - 6º ano D - Música

Arte - 6 ano D - Paisagem Sonora

Artes 9º ano A, B, C, D e E: Resumo das atividades do 3ºbimestre - Profª Samia

9º A, B, C, D e E - Resumo de 4ºbimestre - Artes

7º A e B - Resumo 4º bimestre - Artes

Simulados 4° Bimestre 2021

3ª Série - Língua Portuguesa e literatura- Professora: Rosângela (Rosinha)