Matemática - 6º ano A, B, C e D - Potenciação
Prof° Eliza 6º ano A, B, C e D MATEMÁTICA
Potenciação
Seja a
multiplicação 2 . 2 . 2 . 2, onde todos os fatores são iguais. Podemos
indicar este produto de modo abreviado:
2 . 2 . 2 . 2 = 24 = 16
Denominamos:
Base: o número que se repete.
Expoente: o número de fatores iguais.
Potência: o resultado da
operação.Expoente: o número de fatores iguais.
A operação efetuada é denominada potenciação.
Exemplos:
54 = 5 . 5 . 5 . 5 = 625
43 = 4 . 4 . 4 = 64
Leitura
Observe alguns exemplos:3² (lê-se “três elevado ao quadrado ou o quadrado de três”)
2³ (lê-se “dois elevado ao cubo ou o cubo de dois”)
74 (lê-se “sete elevado à quarta potência ou a quarta potência de sete”)
65 (lê-se “seis elevado à quinta potência ou a quinta potência de seis”)
2°
Momento
Habilidades:
:
(EF06MA14)
Reconhecer que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar,
subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número e
utilizar essa noção para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.Situações Problemas
1)O seu Joaquim é dono de uma lanchonete e faz suas
compras no supermercado de sua cidade, que sempre faz promoções com diferentes
produtos. Neste mês, era o suco em garrafa.
Na compra de um pacote de 24 garrafas, ganhava-se um pacote com 6. Ele
comprou 57 pacotes. Quantos pacotes ele ganhou nessa promoção? Quantas garrafas
de suco no total ele levou para a lanchonete?
2) O dono da Pousada Beira
– Rio tem 700 reais para comprar frutas para um café da manhã. Foram
gastos 200 reais com pães, 150 reais com frutas, 120 reais com sucos e 100
reais com frios (queijo, presunto, salame,...). Para essa compra, qual
será o troco para o dono da pousada?
A. 120 B. 110 C. 100 D. 130 E. 150
3) Analise o exercício 2 e responda:
a) Qual o assunto tratado no problema?
b) Quais os cálculos realizei para resolver?
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