ATIVIDADES PARA OS 3ª SÉRIE A e B
1. Leia o texto abaixo para
responder as questões que se segue:
AS FRÔ DE PUXINANÃ
Três muié ou três irmã,
três cachôrra da mulesta,
eu vi num dia de festa,
no lugar Puxinanã.
A mais véia, a mais ribusta
era mermo uma tentação!
mimosa frô do sertão
que o povo chamava Ogusta.
A segunda, a Guléimina,
tinha uns ói qui ô! mardição!
Matava quarqué cristão
os oiá déssa minina.
Os ói dela paricia
duas istrêla tremeno,
se apagano e se acendeno
em noite de ventania.
A tercêra era Maroca.
De cóipo muito mal feito,
Mas porém tinha nos peito
dois cuscuz de mandioca.
Dois cuscuz, que, por capricho,
quando ela passou por eu,
minhas venta se acendeu
cum o chêro vindo dos bicho.
Eu inté me atrapaiava,
sem sabê das três irmã
qui ei vi im Puxinanã,
qual era a qui mi agradava.
Inscuiendo a minha cruz
prá sair desse imbaraço,
desejei morrê nos braços
da dona dos dois cuscuz
(Autor: Zé da Luz)
a) Poderíamos dizer que este texto é
literário, ou não? Por quê?
b) O que prova que este texto é um poema?
c) Se trocássemos a linguagem coloquial em
que o texto foi escrito pela linguagem culta, mudaria a beleza poética do
texto?
d) O eu-lírico do texto nos conta sua
paixão por três irmãs. Como ele descreve cada uma das moças?
e) No final do texto, com qual das irmãs o
eu-lírico resolveu ficar? E por que ele escolheu esta?
2. Observe a imagem abaixo para responder
as seguintes questões:
a) Que gênero textual é este?
b) Ele é literário? Por quê?
c) Qual sua finalidade?
d) Onde podemos encontrar este gênero
textual?
e) Se não tivesse a imagem, será que entenderíamos
sobre o que trata esse texto? Porquê?
f) De que trata este texto?
g) Será que o problema que está sendo mostrado neste
texto existe no nosso cotidiano?
3. Indique quando o texto é LITERÁRIO quando
e NÃO É LITERÁRIO:
a)
Trem de Ferro
Café com pão
Café com pão
Café com pão
Virge Maria que foi isso maquinista?
Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu presciso
Muita força
Muita força
Muita força
Oô...
Menina bonita
Do vestido verde
Me dá tua boca
Pra matá minha sede
Oô...
Vou mimbora
Vou mimbora
Não gosto daqui
Nasci no sertão
Sou de Ouricuri
Oô...
Vou depressa
Vou correndo
Vou na toda
Que só levo
Pouca gente
Pouca gente
Pouca gente...
(Manuel Bandeira BANDEIRA, M. Estrela da Manhã, 1936.)
b) Selfie mortal: busca pela foto perfeita já matou 259 pessoas
no mundo
“A busca por selfies perigosas já matou 259 pessoas entre 2011 e
2017, revelou um novo estudo, mas os autores da pesquisa acreditam que esse
número pode ser ainda maior. O estudo compilou notícias sobre mortes de pessoas
enquanto tentavam tirar fotos de si mesmas em situações arriscadas. São casos
como o do jovem Gavin Zimmerman, de 19 anos, que, em julho deste ano, caiu de
um penhasco na Austrália enquanto fazia uma foto.” (BBC News 04/08/2018)
c) A Rosa e o Mar
“Linda doçura de gosto refinado
embelezas minha estrada, o meu caminho
com teus leves "insites" amalgamados
de amor, de ternura e de carinho.
Tuas palavras acariciam o meu ego,
teus versos me revelam o lado lindo,
tua sutileza me envolve e me desprego
das amarras da vida e do destino”.
d) Brigadeiro de Leite Moça
INGREDIENTES
1 lata de Leite MOÇA; 3 colheres (sopa) de Chocolate em Pó; 1 colher
(sopa) de manteiga; 1 xícara (chá) de chocolate granulado; manteiga para untar.
MODO DE PREPARO
Em uma panela, coloque o Leite MOÇA® com o Chocolate em Pó e a
manteiga. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do
fundo da panela (que corresponde a cerca de 10 minutos). Retire do fogo, passe
para um prato untado e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole em bolinhas e
passe-as no granulado. Sirva em forminhas de papel.
Rendimento: 40 docinhos.
e) O coelho das orelhas cumpridas
Amanhecia no bosque quando o coelhinho das orelhas grandes saiu de casa
com o seu macacão azul e uma cesta, para comprar legumes e frutas.
Saltando entre pinheiros e amoras, de onde começaram a sair tordos,
cães e ratinhos para o ajudar nas compras, logo chegou à feira.
Escolheu cenouras, alfaces e rabanetes, para fortalecer os olhos e os
dentes.
Também maçãs com vitaminas para adoçar a merenda e todas as outras que
vocês quiserem recomendar-lhe que leve.
No seu regresso, a mesa estava posta e os seus 15 irmãozinhos, com as
patinhas lavadas, esperavam sentados para almoçar.Depois de lavar as dentolas e
dormir a sesta, saíram, como recompensa, para brincar com os seus amigos, os
bichinhos, as aves e os insetos do bosque.
(https://www.omeubebe.com)
4. Leia o fragmento de texto abaixo e
responda as perguntas:
PADRE: (aparecendo na igreja) Que gritaria é essa?
CHICÒ: Mandaram avisar que uma pessoa vai trazer um cachorro para o senhor benzê. PADRE: para eu benzer? CHICÒ: Sim. PADRE: (com desprezo) Que maluquice! Que besteira! JOÃO GRILO: Mas padre, no dia em que chegou o motor novo do major Antônio Morais o senhor não benzeu? PADRE: Motor é diferente, é uma coisa que todo mundo benze, mas benzer cachorro? JOÃO GRILO: É Chicó, o padre tem razão, benzer o cachorro do Major Antônio Morais não pode. PADRE: Como? E o dono do cachorro é Antônio Morais? JOÃO GRILO: É. Eu não queria vir, com medo de que o senhor se zangasse. PADRE: (sorrindo) Zangar nada, João! JOÃO GRILO: (cortante) Quer dizer que benze, não é? PADRE: Não vejo mal nenhum em se abençoar as criaturas de Deus. Diga ao Major que venha. Eu estou esperando. (entra na igreja)
(AUTO DA COMPADECIDA PRIMEIRO ATO)
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a) O texto acima é considerado literário ou
não literário?
b) Quais características esse texto possui
para ser considerado o que você disse na questão “a”?
c) A qual gênero pertence esse tipo de
texto (Lírico épico ou dramático)?
d) Quais características esse texto possui
para ser considerado o que você disse na questão “c”?
e) Por que o padre resolveu benzer o
cachorro no fragmento de texto acima?
5. Leia os dois textos ao lado e responda
as questões com suas palavras:
TEXTO 1:
Descuidar do lixo é sujeira
Diariamente, duas horas antes da chegada do caminhão da
prefeitura, a gerência de uma das filiais do McDonald’s deposita na calçada
dezenas de sacos plásticos recheados de papelão, isopor, restos de
sanduíches. Isso acaba propiciando um lamentável banquete de mendigos.
Dezenas deles vão ali revirar o material e acabam deixando os restos
espalhados pelo calçadão.
(Veja São Paulo, 23-29/12/92)
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TEXTO
2: O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato, Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
(Manuel Bandeira. Em Seleta em prosa e verso. Rio de
Janeiro: J. Olympio/MEC, 1971, p.145)
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a) Qual o assunto em comum tratado nos dois
textos?
b) Qual deles é considerado um texto
literário?
c) Qual deles é considerado um texto não
literário?
d) No texto 2, há uma palavra usada no
sentido conotativo. Que palavra é esta?
e) Por que o texto 2 é considerado um
poema?
OS DESAFIOS DA QUARTA GERAÇÃO
Copa do Mundo de 2014 é o primeiro evento de porte mundial
em que o 4G será largamente usado
Desde abril, usuários de telefone móvel de algumas das
principais cidades brasileiras têm à sua disposição a tecnologia de quarta
geração (4G), que oferece maior capacidade de transmissão de dados, imagens e
vídeos. A inovação, que chegou ao Brasil quase um ano depois da estreia
mundial dessas redes mais avançadas, terá um marco no próximo ano, quando a
cobertura do serviço deverá ser ampliada no País: a Copa do Mundo de Futebol
será o primeiro grande evento de porte no planeta em que celulares poderão
acessar a rede 4G, compartilhando fotos e imagens com mais rapidez. A chegada
da novidade coincide com um momento desafiador para as empresas de
telecomunicações: a demanda setorial no País, que já tem mais de um celular
por habitante, deverá continuar crescendo diante da ascensão social, o que
exigirá a manutenção de altos investimentos. Melhorar a qualidade dos
serviços e ampliar a cobertura da rede serão palavras de ordem dos
executivos, que terão de aperfeiçoar a imagem do segmento, que tem sido
afetado por crescentes críticas de consumidores.
(https://atendimiti.wordpress.com/2013/05/21/os-desafios-da-quarta-geracao/)
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6. Com relação ainda ao texto acima
assinale a única alternativa FALSA:
a) O texto acima não é literário porque se
apresenta em sentido denotativo.
b) Esse texto não apresenta mais de uma
interpretação.
c) O texto acima é uma notícia e tem a
função de informar ao leitor, é objetivo, uma vez que é literário.
d) O texto acima foi escrito em parágrafos.
e) A demanda social de celular por
habitante tenderá a crescer, segundo texto.
7. Observe a imagem abaixo e assinale a
única alternativa FALSA:
a) A função desse texto é transmitir uma
reflexão ao leitor.
b) A palavra “só” do texto pode ser substituída,
sem alterar o sentido do mesmo, por “apenas”.
c) A mensagem do texto é a de que o desmatamento
também afeta direto e negativamente a vida dos animais.
d) Esse texto não é literário visto que apresenta
apenas uma interpretação, é objetivo, trata de uma realidade e suas palavras
estão no sentido denotativo.
e) A imagem e o pequeno texto (NÃO ERA SÓ UMA ÁRVORE)
juntos são desnecessários, visto que sem um ou outro o sentido geral da
mensagem não seria prejudicada.
8. Leia o texto abaixo e marque a ÚNICA alternativa CORRETA:
No país do Futebol
“A Copa do Mundo será uma excelente oportunidade para o
Brasil mostrar as marcas de suas empresas. A Espanha começou a modernizar a
imagem a partir dos Jogos Olímpicos. O Brasil deve fazer o mesmo porque o
País está entre os melhores em muitas áreas e poucos sabem disso”. A
afirmação é da professora do Insead, Lourdes Casanova, especialista em
multinacionais latino-americanas, convidada com outro palestrante
internacional, Soumitra Dutta, para um café da manhã oferecido pelo IEL a
empresários e acadêmicos, que reuniu mais de cem pessoas. [...]
(Revista IEL Interação, Ano 18, nº 207,
setembro/outubro/novembro 2009, p. 20.)
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a) Este texto é literário porque nos
diverte falando da Copa do Mundo.
b) Este texto é épico, porque nos conta uma
história em que o herói é um povo de um país, ou seja, o campeão da Copa.
c) Este texto é um poema, porque está
estruturado em versos e estrofes.
d) Este texto não é de literatura, e sua função é
transmitir uma informação de forma clara e direta sobre a Copa do Mundo.
e) Este texto é dramático, pois fala no drama dos
jogadores de futebol que jogam uma Copa.
9. Leia os dois textos abaixo:
TEXTO I
O
AÇÚCAR
O branco
açúcar que adoçará meu café
nesta
manhã de Ipanema
não foi
produzido por mim
nem surgiu
dentro do açucareiro por milagre.
Vejo-o
puro
e afável
ao paladar
como beijo
de moça, água
na pele,
flor
que se
dissolve na boca. Mas este açúcar
não foi
feito por mim.
Este
açúcar veio
da
mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia.
Este
açúcar veio
de uma
usina de açúcar em Pernambuco
ou no
Estado do Rio
e tampouco
o fez o dono da usina.
Este
açúcar era cana
e veio dos
canaviais extensos
que não
nascem por acaso
no regaço
do vale.
Em lugares
distantes, onde não há hospital
nem
escola,
homens que
não sabem ler e morrem de fome
aos 27
anos
plantaram
e colheram a cana
que
viraria açúcar.
Em usinas
escuras,
homens de
vida amarga
e dura
produziram
este açúcar
branco e
puro
com que
adoço meu café esta manhã em Ipanema.
(Ferreira
Gullar.)
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TEXTO II
A cana-de-açúcar
Originária da Ásia, a cana-de-açúcar foi introduzida no
Brasil pelos colonizadores portugueses no século XVI. A região que durante
séculos foi a grande produtora de cana-de-açúcar no Brasil é a Zona da Mata
nordestina, onde os férteis solos de massapé, além da menor distância em
relação ao mercado europeu, propiciaram condições favoráveis a esse cultivo.
Atualmente, o maior produtor nacional de cana-de-açúcar é São Paulo, seguido
de Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além de produzir o açúcar,
que em parte é exportado e em parte abastece o mercado interno, a cana serve
também para a produção de álcool, importante nos dias atuais como fonte de
energia e de bebidas. A imensa expansão dos canaviais no Brasil,
especialmente em São Paulo, está ligada ao uso do álcool como combustível.
(Comentários sobre os textos: “O açúcar” e “A
cana-de-açúcar” )
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Com relação aos textos I e II, assinale a opção INCORRETA:
a) No texto I, em lugar de apenas informar sobre o real, ou
de produzi-lo, a expressão literária é utilizada principalmente como um meio de
refletir e recriar a realidade.
b) No texto II, de expressão não-literária, o autor informa
o leitor sobre a origem da cana-de-açúcar, os lugares onde é produzida, como
teve início seu cultivo no Brasil, etc.
c) O texto I parte de uma palavra do domínio comum – açúcar
– e vai ampliando seu potencial significativo, explorando recursos formais para
estabelecer um paralelo entre o açúcar – branco, doce, puro – e a vida do
trabalhador que o produz – dura, amarga, triste.
d) O texto I, a expressão literária desconstrói hábitos de
linguagem, baseando sua recriação no aproveitamento de novas formas de dizer.
e) O texto II não é literário porque, diferentemente do
literário, parte de um aspecto da realidade, e não da imaginação.
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