1- Língua Portuguesa, 2ª Ano Ens. Médio (A,B)
FUNCIONAMENTO
DA LÍNGUA
Construção da textualidade
Catar feijão
Catar feijão se limita com escrever: joga-se os grãos na água do alguidar e as palavras na folha de papel; e depois, joga-se fora o que boiar. Certo, toda palavra boiará no papel, água congelada, por chumbo seu verbo: pois para catar esse feijão, soprar nele, e jogar fora o leve e oco, palha e eco. [...] João Cabral de Melo Neto |
Tecendo
a Manhã
Um galo sozinho não tece uma manhã: ele precisará sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele e o lance a outro; de um outro galo que apanhe o grito de um galo antes e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manhã, desde uma teia tênue, se vá tecendo, entre todos os galos. [...] João Cabral de Melo Neto |
As
construções poéticas As
construções poéticas acima retratam a metáfora da “arquitetura” textual,
pois tal procedimento perfaz-se de habilidades específicas que tornam a construção de um texto ( a textualidade ) bastante complexa.
Construindo a textualidade
Escrever é um ato social, pois
somos seres sociais. Ao escrevermos, escrevemos para um interlocutor, porque
temos um objetivo, um fim, um propósito. E para que se estabeleça a comunicação
é necessário que o interlocutor nos
compreenda efetivamente.
Ao escrever, seria adequado
refletir sobre alguns pontos:
·
Fui claro, preciso na minha intenção?
·
Expressei-me de forma adequada; selecionei as
palavras com critério para atingir meus objetivos?
·
Utilizei minha linguagem de forma simples, clara;
óbvio, sem uso da linguagem coloquial?
Fatores de textualidade
A verdadeira textualidade
ocorre quando o texto está claro,
preciso, objetivo para quem o lê; ou seja, as ideias estão ordenadas,
articuladas, parágrafos bem construídos e ordenados. Nesse sentido podemos
afirmar que o texto possui coesão, que se evidente, podemos também
afirmar que está coerente.
A articulação textual pode se dar
tanto no nível das frases, quanto no nível do próprio texto, por meio dos
articuladores lógicos do texto e dos próprios conectivos.
E como isso ocorre?
Articulação textual no nível das frases
Ocorre mediante o uso de
pronomes, que fazem referência a elemento citados; bem como das conjunções, que
estabelecem diferentes relações entre as orações, que podem ser de causalidade,
temporalidade, oposição, consequência, condição, conclusão e outros.
Articulação textual no nível do texto
Ocorre quando se estabelece relação entre as partes maiores do texto: introdução,
desenvolvimento e conclusão.
Como exemplo de elementos
coesivos que estabelecem essa relação observa-se
algumas seguintes expressões “dessa forma”, “por outro lado”, “por exemplo”; sequências
numéricas, tais como “primeiro”, “segundo”, “primeiramente”, “em segundo
plano”, entre outras; conjunções de oposição, como, por exemplo,
“não obstante”, “apesar de”, ente outras.
E o que é a coerência textual?
A coerência é a relação que se
estabelece entre fatos ou ideias, criando nexo, conexão na construção dos
sentidos do texto e à articulação das ideias. E essa coerência dependerá dos
níveis de interação entre o leitor, o autor
e o próprio texto. E justamente por isso, um texto pode apresentar diversas
interpretações.
A utilização de conectivos (elementos
de coesão ) adequados colaboram na construção
de um texto coerente, um texto com coesão textual.
Portanto
a coerência é o sentido que o texto produz . A interpretabilidade de um texto coerente cabe
ao leitor que deve ter um conhecimento mínimo do tema e a responsabilidade da construção de um texto coerente
cabe ao autor.
Princípios da coerência textual
1-Princípios da não contradição:
As ideias lógicas ou situações do texto não podem em nenhum
momento se contradizerem.
2-Princípios da não tautologia:
É a repetição de ideias com palavras diferentes ao longo
do texto, não permitindo o desenvolvimento do texto.
3- Princípio da relevância:
As ideias devem dialogar entre si. Ideias fragmentadas tornam
as ideias incoerentes.
Vídeos:
Elementos de coesão utilizados na defesa
de um argumento.
Operadores argumentativos parte 1 https://youtu.be/I2_Zrz9WRU0
Operadores argumentativos parte 2 https://youtu.be/areqYxRwz2A
Operadores argumentativos parte 3 https://youtu.be/l6Ksxsaq7Ag
COESÃO TEXTUAL:
A coesão textual é fundamental para a apresentação clara das ideias na produção de
um texto , e para se alcançar isso as frases devem estar bem articuladas.
Essa articulação chama-se coesão textual, a qual é explicitada por meio
de elementos conectivos, normalmente conjunções, advérbios e pronomes que
produzem um encaminhamento lógico do texto, mantendo seu eixo temático.
ATIVIDADE 01
Pesquisa:
Faça uma pesquisa sobre os elementos de coesão textual e faça uma tabela com esses elementos.
Site para pesquisa: https://escreverepraticar.com.br/tabela-conectivos/
Apresentação:
Nome da escola
Nome do aluno
Tema:
Elementos de Coesão textual
Cidade/ Estado
Mês/ Ano
1ª página
|
Elementos de Coesão textual
Fazer em folha de almaço e manuscrito
2ª página
|
Conclusão Pessoal
Referência Bibliográfica
Penúltima página
|
Indique as relações semânticas estabelecidas pelos elementos de coesão em destaque:
I. Como a chuva estava muito forte, não foi possível continuar o show.
II. Eu não consegui apresentar o trabalho porque estava muito nervosa!
III. Os manifestantes terão suas reivindicações atendidas, exceto se usarem de violência.
IV. Estava doente, mas foi trabalhar.
V. Os brasileiros são tão trabalhadores quanto os norte-americanos.
a) causa, causa, condição, oposição, comparação.
b) comparação, condição, finalidade, oposição, tempo.
c) causa, causa, conformidade, oposição, condição.
d) finalidade, comparação, tempo, condição, causa.
e) causa, causa, condição, condição, causa.
Indique as relações semânticas :
1. ( Enem 2011 )
O mundo é grande
O mundo é grande e cabe
Nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
Na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
No breve espaço de beijar.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983)
Nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
Na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
No breve espaço de beijar.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983)
Neste poema, o poeta realizou uma opção estilística: a reiteração de determinadas construções e expressões linguísticas, como o uso da mesma conjunção para estabelecer a relação entre as frases. Essa conjunção estabelece, entre as ideias relacionadas, um sentido de:
a) comparação
b) conclusão.
c) oposição.
d) alternância.
e) finalidade.
b) conclusão.
c) oposição.
d) alternância.
e) finalidade.
2. (Enem 2011)
Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.
(ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009)
(ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009)
As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que
a) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.
b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.
c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.
d) o termo “Também” exprime uma justificativa.
e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.
b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.
c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.
d) o termo “Também” exprime uma justificativa.
e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.
3. (UERJ) Observe as formas sublinhadas em:
“Morava então (1893) em uma casa de pensão no Catete. Já por esse tempo este gênero de residência florescia no Rio de Janeiro. Aquela era pequena e tranquila.” (l. 11-14)
“Morava então (1893) em uma casa de pensão no Catete. Já por esse tempo este gênero de residência florescia no Rio de Janeiro. Aquela era pequena e tranquila.” (l. 11-14)
Esse, este e aquela são formas empregadas como recursos de coesão textual. Indique a classe gramatical a que pertencem essas palavras e justifique a escolha de cada uma no trecho de acordo com a respectiva função textual.
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