História - 7° Anos Profª Sirley


https://www.sohistoria.com.br/ef2/navegacoes/
EE Duílio Maziero
Disciplina: História
Professora: Sirley Souza
7º A, B, C e D 

Unidades Temáticas Objetos de Conhecimento Habilidades
As Grandes Navegações
·         A organização do poder e as dinâmicas do mundo colonial.
·         Lógicas comerciais e mercantis da modernidade.
·         A ideia do Novo Mundo frente ao mundo antigo: permanências e rupturas de saberes e práticas na emergência do mundo moderno.
·         As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares.
·         Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
·         Analisar os diferentes impactos da conquistas europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.

 Tema: Grandes Navegações

Etapa 1: Realizar leitura do texto a partir do link abaixo.
https://www.sohistoria.com.br/ef2/navegacoes/
Etapa 2: Assistir ao vídeo a partir deste link – Grandes Navegações – https://www.youtube.com/watch?v=lS_UYBPSTds
Etapa 3:  Responder as atividades abaixo.
Obs. Caso haja dúvidas durante o processo de acompanhamento do Roteiro de Estudos, envie mensagem para o e-mail abaixo.
      sirleyduiliomaziero@gmail.com
Grata e bons estudos!
. Lista de exercícios:
1- Com relação ao comércio das especiarias, podese dizer que:
a) a especiarias vinham em grande quantidade do Oriente e o lucro obtido deviase à comercialização da maioria delas por baixos preços.
b) o comércio de produtos orientais era extremamente lucrativo, porém era controlado pelas cidades italianas de Gênova e Veneza.
c) antes da expansão marítima, as mercadorias orientais eram distribuídas para Europa através do Porto de Lisboa
d) apesar de lucrativo, o comércio de produtos orientais não foi uma atividade importante na Europa entre os séculos XI e XV.
2- Quanto à expansão marítima, podese afirmar que
a) iniciouse no século XIII e teve Portugal como pioneiro.
b) foi determinada pelo desejo de lucro da burguesia e dos reis.
c) foi determinada pela tomada de Constantinopla pelos turcos.
d) iniciouse com a viagem de Marco Polo.
3- Sobre a expansão marítima espanhola
a) foi anterior à expansão marítima portuguesa e tinha como objetivo chegar às índias pelo Mar Mediterrâneo
b) foi iniciada quando Cristóvão Colombo, navegador italiano, convenceu os reis espanhóis a tentar descobrir um novo caminho para as índias.
c) foi baseada nas ideias de que a terra era redonda, mas era impossível navegar rumo ao ocidente para chegar ao oriente.
d) foi exatamente igual à expansão marítima portuguesa, porque ambos os países queriam contornar a África para chegar ao oriente.
4- Leia o texto abaixo:
As especiarias
Especiaria é uma flor, um fruto, uma semente, uma casca ou um caule de planta, secos e com um forte aroma característico. Por exemplo, o cravo-da-índia é um botão de flor que ainda não abriu; a noz - moscada é uma semente;
a canela e a cássia são cascas; o gengibre e o açafrão-da-terra, caules subterrâneos.
No passado, além de serem usadas na culinária, as especiarias eram também utilizadas na fabricação de óleos, unguentos, pós perfumados, cosméticos, incenso e medicamentos.
PILETTI, Nelson e Claudino. História e Vida. São Paulo: Editora Ática, 4º vol., 1997, p. 11
Sobre o comércio das especiarias, podemos destacar que
a) As especiarias eram muito procuradas: não apenas pelo sabor que davam aos alimentos, mas pela conservação destes.
b) Os portugueses e espanhóis monopolizavam o comércio das especiarias na Europa, encarecendo o produto.
c) Os italianos eram os responsáveis pelo transporte das especiarias, desde as regiões produtoras, até os grandesportos do Mar Mediterrâneo.
d) Os chineses e egípcios eram os povos responsáveis pela produção das especiarias no Oriente.
5- Leia com atenção:
“Como vamos chegar à Índia
Sem o oceano enfrentar?
O que fazer com nossos medos
Se um monstro nos atacar?
Se a viagem é perigosa
Demorada também será
O que acharemos pelo caminho
Com certeza compensará
Há tanto pra conhecer
Há tanto pra explorar!
Basta os olhos abrir,
E com o ouvido escutar”.
Os versos acima se referem a um período que antecede o descobrimento do Brasil e que pode ser denominado
a) Grandes navegações.
b) Revolução Industrial.
c) Revolução Francesa.
d) Ficção Científica.
6. Qual das alternativas abaixo define de forma correta o Absolutismo?
a - Sistema econômico que prevaleceu na Europa na época do Antigo Regime.
b - Sistema econômico e político que prevaleceu na França durante toda Idade Média.
c - Sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa entre os séculos XVI e XVIII. Tinha como principal característica a concentração de poderes nas mãos dos reis.
d - Sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa e Ásia entre os séculos XI e XV. Tinha como principal característica a concentração de poderes nas mãos dos senhores feudal.


Comentários

Postar um comentário

Obrigado por participar deste canal de comunicação, em breve entraremos em contato!

Postagens mais visitadas deste blog

Matemática - 6° ano A, B, C e D - Sistema egípcio de numeração

Arte - 6º ano D - Música

Arte - 6 ano D - Paisagem Sonora

Artes 9º ano A, B, C, D e E: Resumo das atividades do 3ºbimestre - Profª Samia

9º A, B, C, D e E - Resumo de 4ºbimestre - Artes

7º A e B - Resumo 4º bimestre - Artes

Simulados 4° Bimestre 2021

3ª Série - Língua Portuguesa e literatura- Professora: Rosângela (Rosinha)