Atividade de arte - 2ª Série - Profª Débora
ARTE CONCEITUAL
“A Arte
Conceitual é definida como um movimento artístico em que a ideia tem supremacia
sobre o fazer artístico.” (CALABRIA,
1997).
O
“Arte conceitual, a ideia ou conceito, é o
aspecto mais importante da
obra. Significa que todo o planejamento e decisões são tomados antecipadamente,
sendo a execução um assunto secundário. A ideia torna-se na máquina que origina
a arte.”
Desse
modo, a ideia do artista é que é ressaltada nesse movimento, estando o meio
para isso em segundo plano.
O objeto pelo objeto não é caracterizado como
arte, mas o conceito, SIM!
A fonte
(parte do readymades) de Marcel Duchamp é considerada um marco das artes do
século XX.
Proposto
pelo artista francês Marcel
Duchamp,
na década de 1950, os readymades se tornariam o protótipo das obras
conceituais, assim anunciando o movimento conceitualista diante da proposta de
desafiar qualquer tipo de categorização, colocando-se mesmo a questão de não
serem objetos artísticos.
Contexto sócio-histórico
O termo
Arte Conceitual é usado pela primeira
vez num texto de Henry Flynt, em 1961. Nesse texto, o artista defende que os
conceitos são a matéria da arte e, por isso, ela estaria vinculada à linguagem.
A Arte
Conceitual, vanguarda que teve destaque nos Estados Unidos e na Europa em
meados da década de 1960 e surge em
resposta ao formalismo da época.
Características
•
A arte visual passa a ser considerada como ideia e pensamento, em
vez de meramente observada;
•
O artista tem como foco a
ideia, o conceito, o planejamento, podendo, muitas vezes, atribuir o trabalho
físico a uma pessoa que tenha habilidade técnica específica;
•
A Arte Conceitual se utiliza de
elementos não muito usuais, tais como mapas e textos
escritos (como definições de dicionário), fotografias, objetos do
cotidiano (utensílios domésticos).
•
Cildo Meireles
É um
dos artistas líder internacional no desenvolvimento da Arte Conceitual.
Atividade 01
•
Analise sua descrição com a realizada abaixo:
Constituindo-se
familiarizadas pelo uso de objetos
cotidianos, ainda acumulados em formas nunca antes imaginados, como o ambiente
todo vermelho da sala em Desvio para o
Vermelho (1967-84).
Imagem:
Cildo Meireles, Insertions into
Ideological Circuits: Coca-Cola Project, 1970. Foto: 16 Miles / no Museu d'Art
Contemporani de Barcelona /
http://www.16miles.com/2009/04/cildo-meireles-at-museu-dart.html
/Acesso: 28 de março de 2012.
2. Como você descreveria a produção Inserções em Circuitos Ideológicos: Projeto Coca- Cola (1970) de Cildo
Meireles?
análise
•
Teve pontos em comum? Quais?
•
Destaque o que lhe chamou mais atenção?
• Analisando as observações,você acrescentaria outros comentários à
sua descrição? Quais?
- Escolha um objeto de uso do seu cotidiano e atribuia- lhe significado.
Contextualização:
- Justifique
a escolha do objeto apresentado diante da proposta da atividade.
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