ATIVIDADE GEOGRAFIA 1º ANO C 2º BIMESTRE



Os sentidos da globalização

Objetivo:

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.


A MUDANÇA DAS DISTÂNCIAS GEOGRÁFICAS E OS PROCESSOS MIGRATÓRIOS


PROCESSOS MIGRATÓRIOS A população brasileira foi formada, em boa medida, por povos vindos de outras partes do mundo, por processos migratórios estrangeiros. Vários grupos estrangeiros vieram para o Brasil ao longo de sua história e em diferentes condições. Um desses povos são os italianos. O período de maior imigração italiana ocorreu entre 1880 e 1930. Outro grupo marcante de imigrantes foi o de japoneses. A imigração do distante país asiático começou no início do século XX. Não há como esquecer os portugueses que vieram pra cá ao longo da história como colonizadores. Depois da descolonização, somente na primeira metade do século XX a migração portuguesa foi retomada, época em que chegavam 25 mil imigrantes portugueses por ano.

VIAGENS MARÍTIMAS No final do século XIX, os navios que traziam imigrantes da Europa faziam o percurso em aproximadamente 30 dias. Já a duração da viagem para os migrantes japoneses era quase duas vezes mais longa. Por exemplo, o Kasato Maru partiu do porto de Kobe e demorou 52 dias para chegar a Santos.

IMIGRANTES JAPONESES Um grupo importante de imigrantes que se estabeleceu no Brasil nas primeiras décadas do século XX foi o de japoneses. O Brasil é o país que tem a maior comunidade de origem japonesa fora do Japão. Para fazer o percurso Japão - Brasil, a distância percorrida por esses imigrantes foi de 18 500 km.

PRIMEIROS IMIGRANTES JAPONESES O navio Kasato Maru trouxe os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil, em 1908. A viagem durou 52 dias. Nessa época, os navios eram movidos por motores a vapor. O Kasato Maru era um navio russo de motores bem lentos se comparados aos navios modernos. Outros aspectos também relacionados ao seu design indicam a condição de meio de transporte mais lento

AQUI CHEGANDO Se o imigrante japonês aqui chegando se arrependesse, não seria fácil voltar imediatamente ao Japão, pois, a viagem era muito demorada e cara. A quase totalidade dos imigrantes não tinha dinheiro para o retorno, pois todas as suas economias haviam sido consumidas na viagem para o Brasil. Apesar da ajuda dos governos, tanto brasileiro como japonês, a maioria dos imigrantes viajava com poucos recursos.

ATUALMENTE
Atualmente, há mais de 225 mil brasileiros no Japão. A viagem é muito mais curta e bem mais barata do que foi para o imigrante japonês que veio ao Brasil no começo do século passado. Hoje em dia, levam-se, em média, 23 horas para percorrer o mesmo trajeto.

BRASILEIROS QUE ESTÃO NO JAPÃO Dentre os brasileiros que estão no Japão, alguns tendem a ficar, mas a maioria esmagadora não vai com essa pretensão. São, na verdade, trabalhadores temporários em empregos precários, que somente compensam aos brasileiros por causa da diferença cambial (do dólar em relação ao real). Ou seja, esses imigrantes vão voltar depois de certo tempo. O retorno é relativamente fácil, tanto que alguns conseguem vir passar férias no Brasil e depois voltam para mais um período de trabalho.

JAPÃO FICOU “MAIS PERTO” DO BRASIL Pode-se afirmar que hoje o Japão ficou mais perto do Brasil? Faz sentido dizer que a distância geográfica que separa esses dois países tem outro significado em comparação com o tempo de viagem do Kasato Maru. A distância geográfica é a mesma em termos de quilômetros, porém possui outro valor para o ser humano. Assim, podemos dizer que, em função da mudança nos meios de transporte, o Japão ficou “mais perto” do Brasil, da mesma maneira que pode ser dito que o mundo “encolheu”.

FACILIDADE E RAPIDEZ Nos dias atuais, o que permite percorrer essa distância com maior facilidade e rapidez, sem dúvida, o fator fundamental foi o desenvolvimento das tecnologias de transporte, que aumentaram significativamente a mobilidade humana. As viagens a grandes distâncias foram beneficiadas com a invenção da aviação. Embora o transporte de avião ainda possa ser considerado caro, as viagens de navio eram bem mais caras no começo do século XX.

ATIVIDADE:

Após a leitura do texto responda as atividades no formulário


Devolutiva da aula:
Ø A atividade deve ser entregue até o dia 19/06/2020.
Ø DÚVIDAS PERGUNTAS SOBRE A ATIVIDADE ENTRE EM CONTATO EM DIAS ÚTEIS E HORÁRIO COMERCIAL PELO WHATSAPP: (11) 932892667







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matemática - 6° ano A, B, C e D - Sistema egípcio de numeração

Arte - 6º ano D - Música

Arte - 6 ano D - Paisagem Sonora

3ª Série - Língua Portuguesa e literatura- Professora: Rosângela (Rosinha)

Artes 9º ano A, B, C, D e E: Resumo das atividades do 3ºbimestre - Profª Samia

9º A, B, C, D e E - Resumo de 4ºbimestre - Artes

7º A e B - Resumo 4º bimestre - Artes

6º ano A, B e C - Resumo de atividades do 4º bimestre - Artes

Simulados 4° Bimestre 2021