Arte - 6 ano D - Prof° Eliza


Professor: Eliza S. Silva                            Semana:  8 /06/2020 a 12 /06/2020

Tema: Parâmetros do som

Objetivo: (EF06AR22) Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual.


 Parâmetros do som

• Duração: Refere-se à possibilidade de um som ser longo ou curto, em relação a uma determinada duração tomada como referência
.  • Intensidade: Refere-se à possibilidade de um som ser forte ou fraco, em relação a outro.
  • Timbre: Refere-se à possibilidade de reconhecimento de uma fonte sonora, ou seja, distinguir o som de um violão do som de uma flauta.

 Figuras rítmicas: estão relacionadas ao parâmetro das durações, cada figura rítmica representa uma relação proporcional no tempo. Por exemplo, no mesmo pulso no qual é tocada uma semínima é possível tocar duas colcheias ou quatro semicolcheias. E, nesse mesmo contexto, precisa-se de dois pulsos para se tocar uma mínima ou quatro pulsos para uma semibreve, de acordo com a imagem a seguir:
Notação musical não convencional ou Partituras criativas - são formas mais livres de notação musical, que utilizam símbolos de criação livre, não sendo obrigada a seguir as regras da notação tradicional, por isso, considerada não convencional. Por conta dessa característica, este tipo de partitura pode ter diferentes interpretações. Da mesma forma que as partituras convencionais, a função desse registro também serve para orientar o intérprete na execução de uma composição musical. Este tipo de notação e o registro musical contemporâneo se diferencia dos tradicionais de acordo com os procedimentos técnicos atuais, onde músicos dão dando ênfases em um ou outros elementos da composição como os timbres, os ritmos, a Melodia e a harmonia ou o contraponto. Considerando o tipo de registro musical, como a música com escrita precisa, em forma de roteiro, aleatória e a improvisação espontânea. Considerando, também, a relação da música com outras áreas, como o teatro musical, instalações sonoras, dança, cinema etc.

Atividade

1. Você toca algum instrumento?

2. Você sabe o que é uma partitura convencional ou tradicional? E uma não convencional ou criativa?

3. Você conhece os símbolos utilizados para escrever música?

4. Como é possível registrar e/ou escrever um som? 

5. O que é uma nota musical? Quantas e quais são? 

6. Explique partituras criativas.

7. Desenhe a imagem

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matemática - 6° ano A, B, C e D - Sistema egípcio de numeração

Arte - 6º ano D - Música

Arte - 6 ano D - Paisagem Sonora

3ª Série - Língua Portuguesa e literatura- Professora: Rosângela (Rosinha)

Artes 9º ano A, B, C, D e E: Resumo das atividades do 3ºbimestre - Profª Samia

9º A, B, C, D e E - Resumo de 4ºbimestre - Artes

7º A e B - Resumo 4º bimestre - Artes

6º ano A, B e C - Resumo de atividades do 4º bimestre - Artes

Simulados 4° Bimestre 2021