2- Língua Portuguesa,1º Ano Ens. Médio (A,B,C), Aldamara
HABILIDADE- Preocupar-se com a coesão e coerência em um texto
Exercícios:
1- Este exercício sobre coesão textual aborda as principais características desse importante elemento da textualidade.
Indique as relações semânticas estabelecidas pelos conectivos em destaque:
I. Como a chuva estava muito forte, não foi possível continuar o show.
II. Eu não consegui apresentar o trabalho porque estava muito nervosa!
III. Os manifestantes terão suas reivindicações atendidas, exceto se usarem de violência.
IV. Estava doente, mas foi trabalhar.
V. Os brasileiros são tão trabalhadores quanto os norte-americanos.
Qual a alternativa correta?
a) causa, causa, condição, oposição, comparação.
b) comparação, condição, finalidade, oposição, tempo.
c) causa, causa, conformidade, oposição, condição.
d) finalidade, comparação, tempo, condição, causa.
e) causa, causa, condição, condição, causa.
2-Junte os pares de orações abaixo, de tal forma que entre elas
se estabeleça a relação indicada. Faça as alterações que forem necessárias.
EXEMPLO:
Relação de concessão
a) Seu projeto foi recusado.b) As explicações foram convincentes.
RESPOSTA: As explicações foram convincentes, mas seu projeto foi recusado.
Relação de finalidade
a) Resolvemos ficar em casa.
b) Assim poderíamos descansar.
Relação de concessão
a) Houve vários imprevistos durante a viagem.
b) Tudo foi cuidadosamente planejado.
Relação de proporção
a) Ele crescia.
b) Ele ficava mais magro.
Relação de comparação
a) Ele era estudioso.
b) Todos os outros alunos da turma eram estudiosos.
Relação de tempo
a) Meus amigos vieram visitar-me.
b) Cheguei de viagem.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por participar deste canal de comunicação, em breve entraremos em contato!